quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Os impactos da globalização sobre o mundo





  • Como ela interfere no meio ambiente?



A globalização é consequência de um ritmo acelerado em relação á crescimento populacional,econômico e social ,o que implica uma série de alterações no planeta,vejamos mundo há dez anos atrás,não era simples mas era saudável,atualmente as pessoas necessitam de espaço ,de poder e admitem transformações radicais em suas vidas,inclusive desmamento e até mesmo uma desvalorização humana!



  • Outro fator que tem exercido pressão negativa sobre o meio ambiente e que tem crescido com a globalização da economia é o comércio internacional de produtos naturais, como madeiras nobres e derivados de animais. Este comércio tem provocado sérios danos ao meio ambiente e colocado em risco a preservação de ecossistemas inteiros.





  • Riscos ao ambiente 



Outro fator que tem exercido pressão negativa sobre o meio ambiente e que tem crescido com a globalização da economia é o comércio internacional de produtos naturais, como madeiras nobres e derivados de animais. Este comércio tem provocado sérios danos ao meio ambiente e colocado em risco a preservação de ecossistemas inteiros.





  • Efeitos no mercado de trabalho

Com o avanço das inovações tecnológicas e organizacionais, muito nos leva a crer que funções como as de execução e processamento, por exemplo, tendem a se extinguir. No entanto, isto não é de todo verdadeiro, pois mesmo estas funções, mas apresentando um nível de especialização elevado e voltado especificamente para uma Indústria ou segmento, podem ser bastante valorizadas no mercado de trabalho do mundo globalizado.





  • Impactos na economia

Com a globalização da economia mundial, a formação de blocos econômicos é inevitável para as economias dos países. Estes blocos proporcionam redução nas tarifas alfandegárias, facilitam a circulação de mercadorias e pessoas, alem de fomentar o desenvolvimento de infra-estrutura nos países participantes. Porém, o ideal é que estes blocos funcionem de tal forma que todos os países ganhem com este processo. No futuro, economistas dizem que as relações comerciais não mais acontecerão entre países, mas sim entre blocos econômicos. Ficar fora deles não será a via mais inteligente para países que pretendem o crescimento industrial, melhorias sociais e aumento do nível de empregos.







  • Efeitos positivos e negativos

A globalização tem gerado duas tendências contraditórias. Se, de um lado, necessita de novos mercados consumidores, de outro consolida uma economia baseada em mão-de-obra barata (principalmente a dos países em desenvolvimento), reduzindo o poder de compra de grande parcela da população mundial.
Assim, muitos problemas sociais surgiram com a redução dos salários e a deterioração das condições de trabalho. A globalização tem aumentado a imigração de pessoas de países pobres para os países ricos, a economia informal e o sub-emprego expandiu-se com o aumento dos desempregados, principalmente nos países subdesenvolvidos, que ainda sofrem com a falta de escolas de ensino básico e ensino técnico de qualidade, com péssimos serviços de saúde, saneamento, segurança e assistência social. Um dos resultados mais visíveis desse processo de degradação é o aumento da violência, estampada diariamente nas televisões, jornais, revistas e à nossa volta.









Postagem feita por Carolina











Nenhum comentário:

Postar um comentário