segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Globalização

  • O que é globalização?

  • Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

  • Entendendo Melhor...
A Globalização está associada a uma aceleração do tempo. Tudo muda mais rapidamente hoje em dia. E os deslocamentos também se tornaram muito rápidos: o espaço mundial ficou mais integrado.


  • Os tipos de Globalização
  1. Globalização Econômica :A livre circulação de dinheiro e capitais ao redor do mundo.
  2. Globalização da língua: A dominação mundial do idioma Inglês.
  3. Globalização cultural :  A  dominação mundial dos aspectos da cultura norte-americana, por vezes referido como 'McCulture'.





  • Como a Globalização interfere no meio ambiente

Com certeza a globalização interfere no meio ambiente.Pois a globalização necessita da utilização da matéria prima,e essa matéria prima é extraída da natureza. E as pessoas estão extraindo de uma forma descontrolada,aonde prejudica ainda mais o meio ambiente.O aumento das fabricas,empresas etc,favorece para a poluição do meio ambiente,pode ser pela produção de gases poluentes,ou pelo lixo que as fabricas produz.Até mesmo o consumismo pode prejudicar o meio ambiente.Pois as pessoas estão querendo comprar mais produtos novos e descartando os produtos antigo no meio ambiente,em um local improprio para despejar esses tipos de materiais. 


  • O que é globalização segundo Milton Santos ?

    Em seus últimos livros, Milton Santos tratou da globalização. Ele abordou seus aspectos econômicos, analisando o papel das empresas na internacionalização do capital, mas também os fluxos financeiros e suas implicações na cultura local. O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica. Estas idéias são tratadas em um diálogo com autores que também estudaram a globalização e suas conseqüências.


  • Para entender melhor ...



"A globalização é uma fábula e é perversa"
Milton Santos

Postagem feita por Emília


Nenhum comentário:

Postar um comentário